segunda-feira, 1 de junho de 2015

5. MARY SHELLEY

MARY SHELLEY

Eu queria saber como seria viver nessa virada numérica, de 1900, 1800, 1700 e de tanto pensar no passado, alguém disse que tenho "cara de museu". Eu sei que você nasceu em 30 de agosto de 1797 e faleceu em 1º de fevereiro de 1851, em Londres.
Devo ter mesmo cara de museu para querer viajar sempre no tempo, no passado porque meus devaneios são muitos! Cada pedacinho que leio sobre a sua vida, fico tão emocionada porque você soube transformar suas inquietações em literatura, hoje seus livros percorrem o mundo, foram adaptados para o cinema.   
Tenho tanta curiosidade de como era viver no mesmo tempo quando você escreveu Frankstein ou Mauricedeixou uma pérola que foi guardada e esquecida no baú da família. Quem conhece a jornada de Henry, eu diria que Maurice marcou a minha vida porque foi a primeira obra que li de sua autoria. Minha teoria é que Maurice ou Frankenstein nasceram na Região que morou na Villa Magni (provavelmente uma pequena aldeia de pescadores), no povoado de San Terenzo na Baía de Lerici, Itália. Como não conheço a Itália, só posso afirmar intuitivamente que é um povoado de pescadores basta ver o local no Google Maps e no Panoramio da Itália, vê-se San Terenzo, Lerici, La Spezia, Itália. É conhecido como Golfo dos poetas, na Costa da Ligúria. 



 “THE GULF OF POETS”, COSTA DA LIGÚRIA, ITÁLIA

 Google Maps - Hotel Shelley - Golfo dos Poetas, Costa da Ligúria, Itália

 Foto do celular - O Golfo dos Poetas, Costa da Ligúria, Itália

MONTE CASTELLANA - LA SPEZIA 

MONTE CASTELLANA - LA SPEZIA

MONTE CASTELLANA - LA SPEZIA 

 
Percy and Mary Shelley arrived in the tiny seaside village of San Terenzo in 1819 and rented a villa known as “Casa Magni”, whose whitewashed walls and arched colonnade can be found on the promenade. “A lonely house close by the soft and sublime scenes of the Bay of Lerici”, is how Shelley described the villa in his letters. These lines are inscribed on the walls of the now uninhabited villa, along with “I still inhabit this Divine Bay, reading dramas and sailing and listening to the most enchanting music.” LINK: http://www.travelthruhistory.com/html/art66.html  TRADUÇÃO DO BABYLON: Percy e Mary Shelley chegaram na pequena aldeia costeira de San Terenzo em 1819 e alugaram na villa conhecida como "Casa Magni", cujos paredes caiadas e colunata arqueada pode ser encontrada no passeio marítimo. "Um solitário assembleia fechar por um suave e sublime cenas da Baía de Lerici", é como Shelley descreveu a villa nas suas cartas. Essas linhas são inscritos nas paredes do agora desabitada villa, juntamente com "Eu ainda habito esta divina Bay, leitura dramas e vela e ouvir a mais encantadora música". 

LERICI - CASTELO SAN TERENZO - ITÁLIA

SAN TERENZO - ITÁLIA

Estas imagens no Google Maps, fez-me transportar para o lugar que Mary Shelley e Percy viveram, até o marido morrer. Os mapas vão nos lembrar precisamos fazer uma viagem para a Itália, conhecer esta região. A fotos são de domínio público, disponíveis no Google Maps e Panorâmio.

LINK: 
www.panoramio.com
LINK: https://www.google.com.br/maps/place/19032+San+Terenzo+SP,+Italy/@44.0798862,9.8904238,15989m/data=!3m1!1e3!4m2!3m1!1s0x12d4fd79b3ec0a5b:0xc96aeae0f4929eab
Baía de La Spezia, Itália 

Seu marido Percy Shelley morreu de forma trágica, num passeio de veleiro, depois de uma tempestade, foram encontrados três corpos em Viareggio, entre Livorno e Lerici.
Eu procurei esse lugar no Google Maps para entender e ter noção de quão perigoso é a travessia de barco. Recentemente vi reportagens de naufrágios dos imigrantes africanos no último sábado, dia 30/05/2015.

Itália resgatou 638 imigrantes em alto-mar na segunda (Globo News).
LINK: 
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/04/italia-resgatou-638-imigrantes-em-alto-mar-na-segunda.html

Ao pesquisar no Google Maps, também encontrei um Hotel com seu sobrenome chamado "Hotel Shelley e Delle Palme", quando eu vi fotos da vista do Restaurante, percebi que o lugar é próprio para aventuras e repouso, diante algum estresse, realmente um refúgio para poetas! Vendo fotos desse lugar, muito lindo por sinal, percebi que morar ali era uma forma de guardar repouso e descansar depois de ter acontecido tantas perdas em sua vida. Ao conversar com a Lu, falei o quanto chorei ao escrever estas linhas, entendemos que Frankenstein é um desejo intimo de reviver alguém que você enterrou. Enterrar os próprios filhos bebês é uma dor cruel, sem remédio algum.  
Imagino que seu marido tenha desejado outros ares para lhe ajudar sair da depressão. Penso comigo que escritores precisam mudar geograficamente de lugar, para buscar novas aventuras e inspirações. Fazer caminhada nesse lugar é algo que seria um sonho só de abrir a janela e sentir a brisa do mar. Saiba que hoje em dia em dia, graças a tecnologia temos esteiras e caminhamos na Academia de ginástica. Espero um dia visitar esse belo lugar com a minha Lulu, mas não de veleiro, em terra firme!

LINK: 
http://www.hotelshelley.it/ristorantemarelerici.html

Continuando o papo, hoje não temos carruagens ou charretes. Os cavalos ganharam quatro rodas. As estradas de lama de dois séculos atrás, são de asfalto e agora temos aviões e cruzeiros para viajar. Saber ler e escrever era algo moderno em 1700, poucos tinham acesso a bornais com papéis e caneta! Escrever cartas era especialidade para poucos, privilégio da alta sociedade. Depois que vieram os cadernos, lápis, borracha, tintas. Já as máquinas de escrever criaram padrões e fontes e os designers da informática transformaram as fontes em uma função do computador tão fácil de usar. Hoje raramente escrevemos cartas, passamos e-mail. Vejo que E-mail logo será ultrapassado porque o celular foi criado e as mensagens on-line são mais rápidas que uma carta virtual.
Penso como seriam os textos e livros se você descobrisse se digitados no computador. Mary, a função delete, enter, shift, caps look teriam várias conotações diante a escrita no papel, sem borracha nem caneta tinteiro, perdeu o romantismo e o tempo que gastava esperando um bornal de papéis também seriam irrelevantes. O delete acaba deletando várias ideias que não consigo articular. O computador acelerou várias funções, a tecnologia avançada criou o Personal Computer e o Officer para trabalhar em casa. Algo que faço semelhante a você Mary. Não preciso sair de casa para escrever, costumo usar o bloco de notas do em papel e celular, quando faço minhas caminhadas nas ruas de Brasília, gosto da ciclovia! Eu não dirijo carros, tenho certo pavor porque só ando em linha reta, tenho dificuldades com curvas e falta-me noção espacial.

Saiba Mary que também quero ser escritora. Alguém me disse que aos 40 anos as ideias afloram! Se até 2075 o "teletransporte" existir da mesma forma que enviamos mensagens ou fotos, não quero sair da Terra. O maior desafio ultimamente é transformar o transporte de ônibus espacial em lotação de bilionários. É por isso que o filme Gattaca indica essa possibilidade, sempre emociono ao reprisar, a ideia desse filme é fantástica! Penso que estragamos o Planeta que habitamos, quem sabe no futuro teremos outro lugar para se hospedar, civilizações sucumbem quando a mãe natureza reclama, nós não soubemos preservar, destruímos e poluímos planeta quando indústrias produzem desenfreadamente, sem limites do impacto ambiental. Não esqueço do sonho que tenho com um pós-Gattaca, em que a humanidade tenta desocupar a Terra para outro planeta distante, quem sabe Marte. Quem não conseguiu pegar o ônibus espacial são pessoas pobres que não tem dinheiro para pagar a passagem, no sonho uma família fica desolada quando perdem o último ônibus embarca. No final das contas descobrem que a Terra não vai sucumbir. Quanto as pessoas que partiram para o outro Planeta, descobriram o mesmo quando lá chegaram, daí descobrem que não há tecnologia para fazer a viagem de volta. O sonho tem "final feliz" porque a Terra não vai acabar! Os sonhos com ETs são mais divertidos, sempre sonho com um possível ataque alienígena e que estão atrás de mim. 
Os monstros de hoje são perigosos, Mary! Em minha infância eu conheci a maldade de perto, a dor de pais divorciados e a rejeição da família. Hoje eu conheço de perto o amor e o sucesso de ser feliz com a minha adorável Lulu. 
Por falar nela, ganhei de Lulu o livro Frankstein: as muitas faces de um monstro, de Susan Hitchcock.  Observo tanto livros, games, revistas, filmes e documentários permeiam o seu legado. Eu comecei a ficar interessada por seus livros quando li outra história publicada no Jornal de São Paulo, sobre a Choupana do Pescador. Preciso encontrar o Jornal, para falar precisamente o dia e ano da publicação. 

LIVRO DE SUSAN TYLER HITCHCOCK
 Frankstein: as muitas faces de um monstro / Susan Tyler Hitchcok, Ed. Larousse do Brasil. Título original: Frankstein: a cultural history.











Você teve pesadelos com um monstro, eu tenho pesadelos com zumbis, os monstros virais que querem carne fresca! O Rafael  lembrou que os zumbis são uma crítica a sociedade moderna. Em meu pesadelo mais recente, eu fechava as portas do apartamento que moro e carregava um misterioso artefato de madeira com uma cruz ao centro, indicava ser algo de caráter religioso, que continha segredo a ser desvendado, o segredo dos zumbis! Resumindo eu procurava um padre, que de tão jovem não sabia dizer o que era, mas indicava alguém mais velho que sabia interpretar os códigos bíblicos, nesse caso eu procurava alguém que não falo há tempo. Foi quando o sonho acabou, porque decidi procurar esta pessoa para esclarecer o mistério. O mais curioso desse sonho é que eu procurava uma emissora, para tentar transmitir uma mensagem sobre o artefato, daí eu via os zumbis de Fátima Bernardes e William Bonner. A Lulu perguntou se eu encontrava a minha mãe, falei que não. Mas estava disposta a procurar, assim como fez o Dodge (Steve Carell) em PROCURA-SE UM AMIGO PARA O FIM DO MUNDO. Essa coisa pós-apocalíptica mexe com qualquer cidadão, eu fiquei estática de medo quando acordei. Mas gostei do sonho, porque eu soube me defender dos zumbis, era tipo o Columbus interpretado por Jesse Eisenberg, em Zumbilândia. Só para constar eu, Lu e o nosso sobrinho Daniel participamos uma vez do Zombie Walk de Brasília, eu estava usando os parafusos de Frankenstein.  Eu me divirto com os zumbis. A inspiração acontece quando sonhamos!

Você morreu aos 53 anos, hoje em dia a expetativa de vida aumentou, assim como você quero morrer antes dos 100 anos. Minha outra teoria é que os pensamentos queimam e aquecem os neurônios, pensar demais esquenta a mufa! O Rafael comparou o cérebro ao celular, que guarda tantas informações que esquenta mesmo a cabeça. Imagino que não temos chaminé para soltar a fumaça interna das ideias que temos, aí acontece outra teoria minha do seu derrame cerebral, ou AVC que pode ser a causado de sua morte.

Mary, meu sonho é escrever para gerações futuras assim como você fez, só não espero viver até 100 anos. Em 2075, muita coisa vai acontecer e mistérios do Universo serão desvendados. Quando minha cabeça esquenta saio de perto do computador. Ler minhas ideias de como foi ou é viver nesse início de década, já que não vivi em 1900, sei como é viver em 2000. Falar assim faz lembrar de Trouble with Harry (O Terceiro Tiro, de Hitchcok), quando o personagem Harry fala sobre o amanhã que é ontem, e ontem logo será amanhã. Quero anotar minhas inquietações desse nosso mundo agitado e quem sabe aprender a escrever e produzir algo de conteúdo cinematográfico.
Frankstein atravessou o Oceano, é conhecido por várias gerações, mencionado até hoje em várias versões na literatura e eternizou na sétima arte ao ganhar reconhecimento mundial. Os cartazes mais antigos são ótimos, não assisti todos os filmes. Já adoro os documentários, a Universal Pictures fez um documentário sobre o aniversário da criação da "fábrica de monstros" da década de 30, e no ano passado assisti o documentário "Profetas da Ficção Científica" com Ridley Scott, em que retrata as ideias de transplante e vida criada em laboratório.

PROPHETS OF SCIENCE FICTION - RIDLEY SCOTT

Aqui termino mostrando algumas versões para Frankstein, livros, revistas e filmes, teatro.  Achei super divertido rever cartazes(pôster) e muitas fotos do Prometeu Pós-Moderno! Minha teoria sobre a cor verde é que faltou tinta amarela, afinal "quem não tem cão caça com gato".

 



 

  






 
  

 

 


  

 


  
   
 
 
  
 


 

  





·

 ABBOTT AND COSTELLO MEET FRANKENSTEIN (1953)
Assim entendi o cartaz "muitas gargalhadas monstruosas"!


·  



 

 YOUNG FRANKENSTEIN
O JOVEM FRANKENSTEIN, EUA, 1974
Nos anos 90 relançaram O JOVEM FRANKENSTEIN

 
·
  

 

 

 


 

A PROMETIDA
LA PROMETIDA
LA SPOSA PROMESSA
LA PROMISE
 THE BRIDE (1985)


·




 

MULHER NOTA 1000
WEIRD SCIENCE (1985)


·



 

 

 


 
 A VERDADEIRA HISTÓRIA DE FRANKENSTEIN 
REMANDO AL VIENTO
ROWING WITH THE WIND (1987)




·





A VERDADEIRA HISTÓRIA DE FRANKENSTEIN 
FRANKENSTEIN: THE TRUE HISTORY  (1973)





·




FRANKENSTEIN - O MONSTRO DAS TREVAS 
ROGER CORMAN'S FRANKENSTEIN UNBOUND, EUA (1990)




·


 
FRANKENSTEIN (1992)
TV MOVIE

FRANKENSTEIN THE REAL STORY
DOCUMENTÁRIO 
HISTORY CHANNEL


·






 

  

  
 FRANKENSTEIN (1994)
FRANKENSTEIN DE MARY SHELLEY
O autor descreve a relação da criatura com Frankestein como a de "uma criança rejeitada: quer reconhecimento e amor, e não consegue nenhuma dessas coisas". (Publicado no fichário da revista SET)
*Lu assistiu no cinema. Não assisti. 



·




 

 

  
 

 FRANKENSTEIN (2004)
TV MINI-SÉRIE



·


 


  


FRANKENSTEIN (2004)
PRODUÇÃO DE MARTIN SCORSESE



·



 



Benedict Cumberbach e Jonny Lee Miller 

 FRANKENSTEIN (2011)
PEÇA NO TEATRO NACIONAL DE LONDRES
http://veja.abril.com.br/blog/temporadas/atores/fotos-e-video-benedict-cumberbatch-e-jonny-lee-miller-em-frankenstein/ 



·





 




  


 
  
FRANKENWEENIE (2012)
Inspirado no romance de Mary Shelley, filme de Tim Burton.
Animação que mostra o menino Victor Frankenstein trazendo de volta o cachorro Sparky.




·



O EXÉRCITO DE FRANKENSTEIN
FRANKENSTEIN'S ARMY (2013)




·
 
  
  

  

THE FRANKENSTEIN THEORY (2013)



·







FRANKENSTEIN: ENTRE ANJOS E DEMÔNIOS
I, FRANKENSTEIN (2014)
* Assisti no canal por assinatura. Nesse filme ele tem um artefato.



·



  

 

PENNY DREADFULL (2014-)
TV SERIES

·




THE FRANKENSTEIN CODE (2015)
MINI SÉRIE PARA TV


·





VICTOR FRANKESTEIN (2015)


·



RANKESTEIN (2015)




  ·



Nota: os personagens dos filmes Hancock e MiB, com Will Smith citam Frankstein, percebi em dois filmes que protagonizou, em Hancock achei algumas imagens(Google) de ticket e em MIB, "Frank" é o nome do pug.



HANCOCK (2008)
O personagem de Will Smith guardou ingressos de cinema para assistir Frankstein na versão de Boris Karloff.


·

  



 HOMENS DE PRETO 
MiB  - Men in Black (1997)
Men in Black II (2002)
Men in Black 3 (2012) 

O "Agente J" tem como parceiro o pug "Frank".
Eu adoro as cenas de "Frank" cantando, jogava o game MIB em meu celular.

 
·


 HELLBOY 2 - O EXÉRCITO DOURADO 
HELLBOY 2: THE GOLDEN ARMY (2008)
Meu preferido é o Frankenstein underground "bombadinho"! Estou tentando lembrar, mas ele aparece em Hellboy. 



·






UMA VIAGEM PARA ITÁLIA
TRIP TO ITALY
*Visita aos lugares que os escritores moraram em La Spezia, também na casa que residiram.



·
HISTORY CHANNEL - CANAL HISTORY BRASIL
EM 1º DE JANEIRO DE 2016, BRASIL.
MARY SHELLEY LANÇOU EM 1 DE JANEIRO DE 1818, AOS 21 ANOS DE IDADE O ROMANCE GÓTICO FRANKENSTEIN


IMBb
200 resultados para pesquisar filmes sobre Frankenstein.
LINK
http://www.imdb.com/find?q=frankenstein&s=tt&ref_=fn_al_tt_mr



Rê & Lu
ou
Lu & Rê

Nenhum comentário:

Postar um comentário